o blogueiro e os seus leitores

Tudo começou ontem quando deixei um comentário em Português no weblog do Mário Lopes.
Sempre tive em conta a comunidade GNU/Linux como uma comunidade que gosta de ajudar, não é isso que está em causa.
Mas o que se seguiu deixou-me estupefacto.

Eu

Depois de baixar o intltool, agora tenho este erro

A resposta do Mário Lopes:

I’ll start to refuse comments written in Portuguese because I don’t have the time to translate them nor can I disrespect my readers.

Para irem seguindo aqui está a url para o post.

This entry was posted in blogosfera Pt. Bookmark the permalink.


9 Responses to o blogueiro e os seus leitores

  1. Jorge A. S. says:

    …eh pá, eu posso estar a meter o nariz onde não sou chamado, põe-me na ordem, se tal for o caso, mas a resposta do Mário Lopes é de bradar aos céus.

    Por um lado, e sei do que estou a falar, o Mário está convencido que está a escrever em inglês (…por razões de “audiência”…) mas nota-se à légua que pensa em português e depois ele próprio traduz para o inglês…90% dos meus amigos anglófonos diriam que não se percebe patavina e que se trata de um “dialecto” do inglês…

    …por outro lado para ele a nossa língua é fantástica… mas não a considera suficientemente boa para se expressar nela em termos “blogosféricos”… provavelmente porque a avaliar pelo seu inglês, os seus recursos são igualmente limitados…infelizmente conheço nos meios diplomáticos e empresariais muita gente que pensa dessa forma. Para mim é uma atitude de uma provincianismo paticularmente pernicioso…

    Atenção, não tenho nada contra o inglês, muito pelo contrário…só não posso é com esta filosofia bacoca…

    Abraço e força no blogue…

    Jorge

  2. Esse link deve estar marado pq a única coisa que apanhei foi um etc/passwd com um mlopes:VNA8/Hi8N8cAs dentro… ops! 😉

  3. joaon says:

    If I were you, I would stop answering any comments people leave on Zone41 in english… 😀

  4. _41 says:

    Até podem deixar comentários em Mirandês,….

    Esta casa é vossa.

  5. luis santos says:

    Confesso que o insólito da situação me levou a deixar lá também o meu comentariozito.
    Foi mais forte do que eu…se preferirem, em inglês de pacote: “it was stronger that I was”…
    grande abraço,

  6. _41 says:

    a blogosfera é um bom filtro, sim sr.!

  7. Celine says:

    O Inglês pode ser a minha segunda língua mas a minha pátria será sempre e orgulhosamente o Português. O Mário sempre podia ter colocado a questão de outra forma. Seria mais educado e não poria em causa a sua opção. Mas assim pô-la. Tristemente.

  8. Mário Lopes says:

    Em primeiro lugar, estimo que comentários sobre a minha pessoa me sejam dirigidos pessoalmente. O meu e-mail está na página, pelo que juízos de valor aqui proferidos, cobardemente, são um sinal de pouca educação — ou, eventualmente, falta dela.

    Abstendo-me de mais comentários ao supra-citado, gostaria de deixar bem patente que a minha decisão de escrever em Inglês é.. minha. Não quero com isto desrespeitar ninguém — como já se proferiu por aí — nem a minha resposta tinha como objectivo ofender. Era uma chamada de atenção que me parece bastante justa. Se o blog está em inglês, faz sentido que os comentários também sejam publicados em inglês para manter algum consenso. Isto torna-se ainda mais forçoso quando a maioria dos meus visitantes vem dos EUA e de UK.

    Respondendo ao Jorge, a minha escolha pelo inglês é precisamente essa, tal como referi anteriormente, audiência. O espectro é muito mais alagardo e dado o tema do meu blog, TI, julgo que se coaduna perfeitamente. Embora o meu inglês não augure a perfeição, ilegível também não o é. Quanto ao provincianismo, gostaria que reservasse as suas opiniões para si mesmo ou então as endereçasse pessoalmente. Fica de muito mau tom falar por trás.

    Por fim, termino dizendo que não queria — de forma alguma — ter sido ofensivo. Compreendo que a susceptibilidade também é muita, porque é algo forçoso encarar aquele comentário como uma ofensa pessoal. Não obstante, peço desculpa se tal se sucedeu. Da mesma forma, gostaria que respeitassem a minha decisão de escrever em inglês (independentemente da falta de qualidade do mesmo) no meu blog.

    Os meus cordiais cumprimentos.

    P.S. – Carlos, isso é o ficheiro do htpasswd para um directório onde tenho ficheiros da minha agenda (Mozilla Sunbird/iCal). Realmente podia ter tirado da webroot, mas dado a insignificância do mesmo, é indiferente. Fica para a próxima :p

  9. _41 says:

    Mário Lopes,
    Não senti qualquer ofensa pessoal na tua resposta, apenas fiquei surpreendido por pensares em deixar de responder a comentários que não em Inglês, apenas isso.

    Um boa semana.