Ainda escolhes o blogspot, porquê?

Essa foi a minha questão no encontro. Porque é que tantos utilizadores de Blogs em Portugal, optam pelo Blogspot?

Eu consigo perceber que tenham sido os primeiros, e que o primeiro serviço de Blogs do SAPO metesse medo ao susto (era claramente mau), mas hoje, a qualidade já não é tema, e a haver diferenças (e há) é maior a qualidade dos Blogs do SAPO.

Estou a citar as palavras da Maria João Nogueira, do Sapo, que respondeu aqui ao Cláudio.

Esta não é uma questão para mim ( nós, por ex.), como a Maria João, afirmou no 3Encontro, é para todos aqueles que querem criar um weblog de uma maneira fácil, gratuita e sem (a necessidades de) conhecimentos de como se cria um weblog.

Neste momento qual é o motivo de ainda continuarem a optar pelo blogspot?

This entry was posted in blogosfera Pt and tagged . Bookmark the permalink.


15 Responses to Ainda escolhes o blogspot, porquê?

  1. miguel says:

    Ricardo,

    Para quando o 4º encontro Blogalgarve?

    Uma Boa semana!
    Bjks da Matilde

  2. Para mim alguns aspectos negativos do SAPO:

    URL (confuso com os pontos)
    Editor de Templates (limitado e algo confuso)

    De resto ébem bom, melhor que o Blogger ou o Blog.com mas nesses dois aspectos falha, o que me faz com que eu não o recomende aos meus conhecidos/amigos.

  3. É óptimo receber este feedback.

    Quanto ao url, nada a fazer 🙂 Seremos sempre blog.sapo.pt 🙂

    Mas quanto à personalização intermédia e avançada, reconheço que há espaço para melhorias substanciais, do ponto de vista do user interface, e é nisso que estamos a trabalhar 🙂

  4. oops… era blogs.sapo.pt :/

  5. luis santos says:

    Obrigado, Maria João, por nos ter dado – nos comentá¡rios do post anterior – uma indicação clara sobre os blogs alojados no SAPO.

    Tentei já, por várias vezes (via e-mail), conhecer esse número e nunca ninguém do SAPO teve sequer tempo para responder.

    Espero que a abertura agora demonstrada seja prova de uma nova atitude.

    É muito difí­cil estudar os blogs em Portugal se a empresa que diz congregar o maior número não responde, não divulga…não comunica.

    Parabéns, uma vez mais, pela nova atitude.
    Espero vir a ter mais sorte quando, por razões de preparação de um outro qualquer artigo, venha a necessitar de informaçõs sobre o serviço do SAPO.

  6. Sérgio Nunes says:

    O S̩rgio Carvalho, do Blog.com, apresentou um argumento sobre a forte adeṣo ao blogspot.com Рo facto de terem entrado mais cedo na curva exponencial de crescimento.

  7. Rui Moura says:

    Eu acho bastante piada (no bom sentido) á  tentativa da Sapo. A questão fundamental, neste momento, parece-me ser a referida acima, a falta de algumas possibilidades de formatação, se bem que não estou muito conhecedor do actual momento do serviço de blogs do sapo, por questões que a mim me ultrapassam (o raio dos conteúdos exclusivos, mesmo não sendo o caso dos blogs, criaram-me aversão aos serviços sapo) …

  8. O SAPO está disponí­vel para fornecer dados.
    Há apenas alguns pré-requisitos.
    1 РṆo comprometer de nenhuma forma a privacidade dos Utilizadores.
    2 РṆo comprometer estrat̩gias comerciais.
    3 – Serem dados que possam regressar á comunidade, servindo-a.
    4 – O projecto/grupo que solicita os dados, fundamente esse pedido, e indique/identifique qual o trabalho/projecto/propósito com que vai usar esses dados.

    Assim, e no que especificamente diz respeito aos Blogs e à comunidade académica, teremos todo o gosto em receber pedidos, analisá-los e responder-lhes. É óbvio que somos parte interessada, e tudo o que nos permitir conhecer melhor os nossos utilizadores, e de caminho dar a conhecer melhor a todos o estado dos Blogs em Portugal, é útil.

    O meu mail é o tí­pico do SAPO @co.sapo.pt e é jonas 🙂

  9. JM says:

    Penso que o principal motivo de haver pessoas a optar pelo blogspot nem tem haver com as questões técnicas, tem haver com a mentalidade “se é um blog é porque tem blogspot no endereço”.

  10. Nuno Barreto says:

    Acho que a principal razão é simplesmente porque as pessoas já tinham os blogs no blogspot. E se estão satisfeitos com o serviço, não vão ter razão para mudar, a não ser que a outra plataforma ofereça uma mais valia muito grande.

    E depois, nisto dos blogs, as pessoas acabam por criá-los na plataforma onde os amigos também têm o seu. É raro alguém comprar algo ou aderir a algo que não seja por conselho dos amigos. E cada vez mais é assim. E como há mais gente no blogspot, é natural que a tendência continue.

    A não ser que surja algo realmente inovador.

  11. JM : essa é também parte da minha opinião.

    Nuno: De acordo, se a qualidade do serviço se mantivesse estável. Não é o caso. Faz uma pesquisa no technorati por blogger/blogstpo/porcaria e vez a quantidade de clientes insatisfeitos 🙂

    No que diz respeito a algo verdadeiramente inovador, também não concordo, porque quando fazes algo de verdadeiramente inovador atrais em primeiro lugar as pessoas que já têm um enorme grau de skills/especialização. E o comum utilizador dos Blogs não tem essas skills. É simples de verificar isto que acabo de dizer. Vai à página inicial dos Blogs do SAPO e vê as Tags que as pessoas usam. E as Tags nem sequer são um conceito inovador.

    É dificicl contrariar esta tendência, mesmo quando os teus argumentos são mais e melhores.

  12. O Autor says:

    Bem…penso que a maior parte das pessoas acabaram por escolher o blogspot porque é o serviço mais associado ao blogging. Como há¡ muito mais blogs no blogger, as pessoas, sem experiência, aderem ao mesmo por um efeito de sugestão não explícito.
    Isto aconteceu comigo!
    Com mais um meses de blogging, estou a pensar migrar para outro serviço, nomeadamente o WordPress. Acho que isto acontece bastante com outros bloggers nos primeiros meses, ou ano, de blogging.

  13. Pingback: doispontocinco » O Sapo está melhor! Será?

  14. Squeezy says:

    É uma boa questão, sem dúvida. Sinceramente, penso que seja pk foi lá que alojei o meu blog, e agora daria algum trabalho pra o “apagar”. Mas… penso que há que ter em conta que o Blogger agora é da Google por isso é de se esperar que evolua um bocado mais…

  15. Pingback: Ponto Sapo » Blogs no Blogspot