Magalhães

Magalhaes
Fotografia publicada com a autorização do Pedro Custódio.

O portátil Magalhães vêm com dual boot, leia-se vêm instalado com dois sistemas operativos, um é o XP e o outro é a distribuição de Linux Portuguesa, Caixa Mágica. Os quais ao arrancar a máquina estarão disponíveis para o utilizador optar para trabalhar.
É a versão do ClassmatePC para Portugal, e uma ferramenta poderosa para combater a infoexclusão.
Mesmos que para alguns só ligado em rede na sala de aula possam aceder à Internet, já faz toda a diferença.

Fui bastante crítico com a forma com que o Governo Português apresentou o projecto Magalhães, essencialmente na forma como tentou omitir a origem ClassmatePC do mesmo. Nada contra que o governo distribua portáteis para as crianças em início de ciclo escolar. Muito pelo contrário já o deveria ter feito.

Outros artigos que considero importantes para leitura sobre o tema, portátil Magalhães:
Viva o MagalhãesPedro Couto e Santos;
Quando as p**** dão lições de moralMarco do Bitaites;
Viva o MagalhãesPaulo Querido;
A SIC e o MagalhãesPedro Cavaco;
O MagalhãesCarlos Andrade;
O colega MagalhãesRicardo Saramago;
Geração MagalhãesRui Grilo;

This entry was posted in Computers and tagged , , , , . Bookmark the permalink.


4 Responses to Magalhães

  1. Pingback: João Silas

  2. Pingback: Certamente!

  3. Zé dos Reis says:

    “Fui bastante crí­tico com a forma com que o Governo Português apresentou o projecto Magalhães, essencialmente na forma como tentou omitir a origem ClassmatePC do mesmo.”

    Mas acontece que o que o Governo publicou no seu portal (http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro/Noticias/20080730_PM_Not_EEscolinha.htm) em 30 de Julho, foi o seguinte:
    “O novo computador é baseado na segunda versão Classmate da Intel, um portátil desenvolvido especificamente para o mercado da educação pela multinacional norte-americana. Na primeira fase de produção, 30% da tecnologia do novo computador será nacional, mas até ao final do ano o Magalhães deverá incorporar apenas tecnologia nacional, com excepção do microprocessador, que será da Intel. ”

    Se isto é tentativa de omissão…

    E já agora aproveito para citar, da mesma pagina “O computador, chamado Magalhães, será o primeiro computador portátil com acesso à Internet montado em Portugal.”, é que o Governo tb não disse que o Magalhães era totalmente português, como tb é acusado de ter feito.

  4. ricardo says:

    Zé dos Reis,
    muito obrigado pela chamada de atenção.